domingo, 30 de agosto de 2020

ALMADÉN VINTAGE CHENIN MUSCAT 2019

ALMADÉN VINTAGE CHENIN MUSCAT 2019
by FlávioMPinto

Vinho produzido pela Miolo na região de Casa Nova-Bahia, mas , de acordo com o rótulo, é de Bento Gonçalves! Pasmem ao desrespeito da Miolo com o terroir baiano e com os admiradores da marca. Isso é normal na empresa, e ainda não entendi porque escondem o terroir nos rótulos. Quem não conhece “passa batido” na informação da origem dos produtos. Isso é para um público mais qualificado.
Com certeza, os produtores não sabem, que o vinho e terroir e são indissociáveis, chegando, em muitos casos levar o nome do terroir no seu rótulo. 
Mas vamos ao vinho da Almadén.
A Chenin Blanc é uma uva francesa típica do Vale do Loire e a Muscat é a versão francesa da Moscatel italiana.
De cara os aromas de querosene e borracha misturados com cítricos e flores fazem o ambiente. Uma mistura de aromas do Vale do Loire com Borgonha.
Na boca, o baixo teor alcoólico, 10,5%, uma das características das duas cepas, embala sabores de maça verde, damasco, laranjas, limões, e a excelente acidez é  destaque com frutas secas, como nozes.
Uma complexidade, que chega até assustar quem aprecia vinhos, pela variedade de sabores.
Uma combinação elegante de uvas brancas adequadas para guarda, como se faz na Borgonha, algo inusitado no Brasil, ainda mais de brancas.
A apreciação do Almadén Chenin Muscat é para poucos.
Esta é a minha opinião.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Vale de Atacama Single Vineyard Selections Cabernet Sauvignon 2019



Vale de Atacama Single Vineyard Selections Cabernet Sauvignon  2019
FlávioMPinto

Os vinhos chilenos, das mais variadas cepas, em particular as internacionais Cabernet Sauvignon e Merlot, atingiram um patamar de excelência que já chegou aos mercados mundiais. 
O Chile já é uma potência vinícola reconhecida. Os seus vinhos tem um poder de penetração nos mercados muito grande, destacando-se os vinhos do dia-a-dia de qualidade acima da média.
Os terroirs se multiplicam com sua qualidade consolidada.
Esse Vale de Atacama Single Vineyard Selections Cabernet  Sauvignon  2019, nada deixa a dever aos melhores vinhos simples do mercado internacional competitivo.
Descomplicado, cálido, agradável, fácil de degustar e gostar.
Aromas reduzidos, mas presentes, de framboesas maduras.
Sabores de frutas vermelhas maduras como amoras e uma pitadinha de chocolate.
O teor de álcool de 12,5% não tira sua elegância. Uma ótima acidez.
Deixa um final longo e prazeroso.
Esta é a minha opinião.