sexta-feira, 25 de maio de 2018

ESPUMANTES MOSCATEL NATURE E BRUT

ESPUMANTES MOSCATEL  NATURE E BRUT
FlávioMPinto
Credito a mudança de padrão de introdução do teor de açúcar, através do licor de expedição nos espumantes, levou estes ao sucesso internacional.
O Brasil mantinha-se ao lado dos espumantes internacionais produzindo com a CHARDONNAY o líquido dos deuses. 
Não se destacava, por não apresentar uma diferencial, na bebida descoberta por Don Pérignon. Estava na vala comum liderada pelos franceses que não viam ninguém se aproximar.
A maré começou a virar para o lado dos brasileiros quando a indústria nacional da Serra Gaúcha passou a utilizar a uva Moscatto para fazer os espumantes Moscatel. E ainda mais quando acertaram a mão no licor de expedição investindo nos tipos Nature e Brut. Inúmeros concursos internacionais na Europa foram vencidos pelos Moscatéis Brut brasileiros, colocando-se á frente dos tradicionais franceses feitos de Chardonnay/Pinot Noir/ Pinot Meunier, sendo que o último vencedor, melhor colocado como Espumante,  foi o Casa Perini Moscatel Brut.
É reconhecida a docilidade da uva Moscatto ocasionando um aspecto meio enjoativo após a ingestão de algumas taças. Os modos Sec, DemiSec e Doce, com teor de açúcar alto, e com o aquecimento natural da bebida, dificultam o prosseguimento de uma degustação demorada, em uma festa, por exemplo.
Na forma Nature e Brut o sabor adocicado da cepa se mantém, não sendo sobrepujado pelo licor de expedição ficando até o fim o sabor da uva originário. 
Seja Brut, com percentual irrisório de açúcar,  ou Nature, sem esse licor, o espumante Moscatel fica com seu sabor natural preservado e mantido até o final. 

Não importando o modo que o espumante é feito, seja Champenoise, Charmat ou Asti, o espumante brasileiro Moscatel já está no topo dos espumantes mundiais pela sua qualidade, para orgulho dos vitivinicultores brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário