segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

OS ESPUMANTES BRASILEIROS

OS ESPUMANTES BRASILEIROS
FlávioMPinto
Os espumantes brasileiros foram descobertos pelo mundo!
A exposição e sucesso em inúmeros concursos e degustações internacionais, muitos ás cegas, levaram a comunidade internacional do vinho reconhecer as qualidades do espumante brasileiro. O mesmo não acontece aqui dentro, por causa do efeito vira lata, não reconhecendo mos nossos produtos e preferindo os estrangeiros.
Outro dia, estava num supermercado a uma quadra de onde moro, vi um casal encher o carrinho de compras com uma conhecida marca de  espumante estrangeiro. Perguntei se sabiam que o espumante número 1 do mundo , hoje, é brasileiro, custa menos da metade do preço desse que estão levando e está na frente de vocês? Rapidamente contei o sucesso do espumante Casa Perini Moscatel Brut no maior concurso de vinhos da Europa no ano passado. Com a surpresa e a informação, que desconheciam,  trocaram o espumante estrangeiro pelo nacional. Acredito que devam ter gostado, pois, pelo semblante, não entendiam muito de vinhos.
Muitos consumidores ainda não dão crédito aos vinhos nacionais, preferindo os caros e famosos, mas os espumantes brasileiros estão quebrando tabus em toda parte.
Credito esse sucesso a dois fatores primordiais: 1. a escolha da cepa Moscatto, ou Moscatel, para ser vinificada como a principal; e 2. a vinificação no estilo Brut, veio a dar o toque final.
É conhecida a doçura da Moscatel que, com o andar da degustação, tende a ficar enjoativa. O estilo Brut veio corrigir esse defeito, mantendo o líquido com suas características iniciais. Bingo!!
O resultado não poderia ser outro: tanto branco como rosé, o espumante Moscatel Brut, de qualquer vinícola gaúcha e brasileira, tem sucesso garantido. 
Á semelhança das francesas, já estão fazendo assemblages com outras cepas, como Pinot Noir, Moscatto Giallo, agregando novos aromas e sabores.
Esclarecimento: o teor de açúcar ditando o estilo( Doce, Sec, DemiSec, Brut, Extrabrut, Nature) é regulado pelo licor de expedição , que é feito com mesmo líquido original e aplicado na garrafa na última intervenção antes do arrolhamento.
Um outro aspecto agrega competitividade ao produto nacional é seu preço, abrindo mercados. 

Prestigiemos o vinho nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário