terça-feira, 21 de agosto de 2018

A HONESTIDADE DO VINHO

A HONESTIDADE DO VINHO
FlávioMPinto

O mundo do vinho gira em torno da credibilidade e origem do produto. Não é á toa a palavra que mais gera confiança nesse meio é TERROIR.
Significa a origem atestada do produto como a garantia de qualidade. 
Significa uma área, pequena, com características climato-geológicas muito distintas e definidas, que , por seu turno, geram um produto muito singular e reconhecido.
Essa definição- terroir- foi feita por franceses para adequar sua produção ao terreno onde é produzido determinado vinho. 
Surgiram, a quase 1 século, as AOC-Appellation D’Origen Controlée, origem de seus mais dignificantes vinhos. Áreas pequenas onde se produzem  vinhos exclusivos e reconhecidos por sua qualidade vinculada ao terreno onde são produzidos. Constituem padrões de vinhos e não marcas, cercados de procedimentos obrigatórios. Por exemplo, numa área de 3200 hectares no Vale do Rhône nas cercanias de Châteuneuf-du-Pape são produzidos mais de 100 tipos de vinhos Châteuneuf-du-Pape, dentro da especificação de serem feitos com três uvas obrigatórias- Carignan, Mourvédre e Grenache, mais 10 a critério do produtor. Tudo obrigatoriamenhte perfazendo um mix de treze uvas tintas. 
Então, e por consequência, o terreno identifica e permite que o vinho seja chamado por seu nome e não o da uva.
  • “Quero um Pomerol, pede um francês num restaurante” e não um Merlot. Pomerol é uma região da margem direita do rio Dordogne, em Bordeaux,  que produz vinhos feitos á base da uva Merlot de forma muito exclusiva.
O terroir de um dos vinhos mais caros do planeta- o Romanée Conti- na Borgonha, tem apenas 2,6 hectares e custa mais de 10 mil dólares a garrafa!
Os franceses da Borgonha criaram mais um padrão acima do terroir: o CLIMAT, que engloba o modo de produzir o vinho e já temos crescimento muito grande dos vinhos orgânicos e os biodinâmicos , incontestes acompanhadores da projeção da proteção ambiental e animal.
Agrega-se a essas distinções a fase final da produção, e nos rótulos franceses, consta MIS IN BOUTEILLE. Sim, engarrafado na origem, ou seja, o processo todo se dá dentro do terroir!
Os rótulos dos vinhos distintos são assim: o respeito ao consumidor apresentando um produto garantido com confiabilidade e confiança no terroir onde foi gerado, tudo em nome da qualidade e respeito ao consumidor!
Não sei quando teremos no Brasil essa mentalidade.

In Vino Veritas!

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