DUNAMIS COR MERLOT CABERNET 2012
DUNAMIS COR MERLOT CABERNET 2012
FlávioMPinto
Um excelente vinho da vinícola de Dom Pedrito, região da Campanha gaúcha.
De cor violeta forte, exala aromas amadeirados, de hortelãs e algo de vegetais silvestres.
Lágrimas parcimoniosas indicando sua untuosidade.
Na boca, mentas se sobressaem com hortelãs além de frutados de framboesas e mirtilos.
Forte, tânico, apimentado, mentolado, alcoólico, deixa um rastro na sua passagem pela boca. Não passa desapercebido. Seus 12% de teor alcoólico, embora pouco para um tinto, são muito representativos.
A Merlot, no blend, não conseguiu acalmar a potência inicial da Cabernet Sauvignon.
A passagem por madeira deu sabores e aromas de tabaco e fortaleceu os taninos. Um vinho muito potente.
Deve ser decantado e oxigenado por umas duas horas para ser amansado. Aí uma pausa e uma grande surpresa: abra o Cor Merlot Cabernet e prove. Não comece a degustá-lo imediatamente após destampar a garrafa. Explico.
Como já disse acima, ele é forte, tânico e mentolado. Pois bem, deve ser acalmado nos seus arroubos. Deixe-o decantar e que seja aerado por umas duas horas num decantador, ou mesmo se não tiver esse recipiente, deixe-o destampado, por umas duas horas e veja o efeito.
O Cor se reapresentará suave, cálido, acolhedor, muito agradável de degustar após esse processo. Traços fortes de chocolates, ameixas negras, morangos e amoras maduras e até compotados de frutas vermelhas são muito bem representados nesta nova fase do Cor. Já havia degustado um vinho com essas mesmas nuances, por sinal da mesma região- um assemblage Merlot Cabernet Sauvignon, o RED da Routhier&Darricarrére, de Rosario do Sul, se bem que 60 km são distâncias interplanetárias para o mundo do vinho. É quase um Médoc de ponta a ponta. Mas me parece ser uma característica importante do terroir dos tintos daquela região da Campanha gaúcha: vinhos em camadas
Um vinho de 2012, mas com corpo e alma de 2018 tal sua juventude. É para poucos.
Deixa um final com compotados de frutas vermelhas.
Esta é a minha opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário